Teleconsulta – A importância desta ferramenta na atualidade

A teleconsulta é uma nova possibilidade de interação entre profissionais de saúde e pacientes.


A teleconsulta ou consulta online refere-se a interações que acontecem entre um profissional de saúde e um paciente com o objetivo de fornecer aconselhamento diagnóstico ou terapêutico por meio eletrónico. Consiste, então, numa consulta realizada à distância, entre profissionais de saúde ou entre o profissional de saúde e o paciente, com recurso às tecnologias de informação e comunicação. O registo no processo clínico do paciente é obrigatório e permite ao profissional consultar e avaliar a história clínica do mesmo, bem como planear a prestação de cuidados de saúde. No fundo, pacientes e profissionais de saúde interagem virtualmente via tecnologia.


A teleconsulta é uma nova possibilidade de interação entre profissionais de saúde e pacientes.


Para ter acesso a uma teleconsulta necessita de um computador com câmara e microfone ou de um telemóvel, mas em qualquer dos casos, deverá ter ligação à internet de boa qualidade. Os meios de comunicação mais utilizados são: o Messenger, o WhatsApp, o FaceTime – Microsoft Teams, o Skype e o Zoom.


Considerando as recomendações da Direcção-Geral da Saúde e as restrições impostas aos cidadãos no âmbito da pandemia COVID-19, neste momento, os profissionais de saúde realizam a sua prática profissional, recorrendo maioritariamente a meios de comunicação à distância, promovendo a salvaguarda da segurança e confiança de toda a comunidade.


Assim, algumas vantagens da teleconsulta são:

  • – Contexto atual – isolamento – medida de saúde pública;
  • – Triar pacientes e reduzir visitas desnecessárias às unidades de saúde;
  • – Evitar deslocamentos;
  • – Cuidar de mais pessoas, ultrapassando barreiras geográficas;
  • – Preferência de alguns clientes (vergonha, ansiedade social).


Importa salientar que a natureza do contexto ou as ferramentas de intervenção, através desta prática, não alteram a necessidade de cumprimento dos princípios éticos e normas deontológicas da profissão consagrados no Código Deontológico.


Especificamente no que respeita à saúde mental, a teleconsulta aumenta a quantidade e a qualidade de opções de tratamento à população. As teleconsultas programadas permitem a avaliação, monitorização e acompanhamento psicoemocional dos pacientes. As pesquisas mostram que a Telepsiquiatria e a Telepsicologia é eficaz para a realização de avaliações e diagnóstico em saúde mental, em todas as faixas etárias, e que é comparável com a assistência presencial.


Se precisar de apoio… …A teleconsulta, é uma opção!