Como gerir a ansiedade em período de pandemia?

Face à situação excecional de pandemia que estamos a experienciar é normal sentir-se ansioso, com medo do futuro, preocupado com a sua saúde e a dos seus familiares e amigos.


É sempre importante referir que a ansiedade é uma emoção que nos permite estar alerta para eventuais perigos. No entanto sempre que esta ocorre de forma desproporcional e com impacto significativo no nosso bem-estar merece especial atenção.


Quando se estiver a sentir mais ansioso, perceba o que é que está a sentir e quais os pensamentos que o estão a assolar. Esses pensamentos são sobre coisas que têm uma elevada probabilidade de acontecer? Esse pensamento é realista ou apenas guiado pelo medo?


Por outro lado, tente refletir se aquilo que o está a deixar preocupado é de facto algum aspeto da sua vida que pode controlar. Se não, opte por usar a sua energia física e mental naquilo que realmente está ao seu alcance, como ter comportamentos que o mantenham protegido e fazer atividades que gosta e lhe dão prazer.


Apesar de difícil, esta situação é temporária, por isso pense nas capacidades que conseguiu desenvolver durante este tempo e na forma como conseguiu gerir todos os seus medos e receios.


Se os seus receios e medos são persistentes e incapacitantes e se sentir que não está a conseguir gerir as suas emoções, procure ajuda profissional. Um psicólogo e/ou um psiquiatra podem ajudar!