YOUR CART
- No products in the cart.
Porque é que a opinião dos outros importa tanto?
De uma forma geral, nascemos e crescemos num mundo comparativo e competitivo, que dá demasiado significado às avaliações dos outros, à visão que estabelecem do nosso eu, e pior do que isso, temos a necessidade constante de validação e aprovação o que nos poderá levar a ter medo de expressar a nossa verdadeira identidade. Desta forma vamos acreditando cada vez menos em nós, transformando a nossa autoestima e autoconfiança. Em caso mais graves, podemos mesmo ter a sensação que não estamos a viver a nossa vida, mas sim a vida que os outros esperaram para nós.
Por estes motivos, é fundamental sermos resilientes, criarmos barreiras emocionais e um “filtro” para as opiniões e julgamento dos outros, nomeadamente, no que toca à negatividade e critica negativa.
Deixamos algumas sugestões para minimizar o impacto da opinião dos outros:
1. Aceitação: independentemente da imagem corporal, do estilo de vida, das crenças ou opções, haverá sempre alguém a emitir opiniões. Libertarmo-nos dessas opiniões é aceitar quem nós somos e como somos.
2. Valorização: a validação dos outros não nos define. A nossa autoestima é criada segundo a nossa história, experiências e aprendizagens e apenas nós as conhecemos verdadeiramente.
3. Modificar a forma de pensar: quando o medo da opinião dos outros aparecer na sua mente, confronte-o ou seja, substitua o pensamento “O que será que vão pensar de mim?” pelo pensamento “Eu quero fazer isto porque…”.
4. Confiar: como diz o ditado “não podemos agradar a gregos e a troianos”, e por isso haverá sempre lugar para alguma critica. Não valorize e limite-se a ser você próprio.
5. Aceitar a diferença: o mundo é pautado pela diversidade (experiências, educações, valores, crenças) e isso significa que ninguém é melhor ou pior. Assim, fortaleça a individualidade e tome as decisões com base no que é melhor para si.
6. Inteligência emocional: dedique tempo a reconhecer as suas potencialidades, e trabalhe a sua autoestima e o seu autoconceito. Acreditarmos em nós é o primeiro passo para lidar com a opinião dos outros.
O impacto da opinião dos outros em nós pode ser extremamente negativo, pelo que é fundamental consciencializarmo-nos para o autoconhecimento e o seu impacto na nossa felicidade. A autoconfiança é uma grande aliada para crescermos emocionalmente, devendo ser reforçada e trabalhada.
A equipa da Psiquiatria Positiva pode ajudá-lo neste caminho.
Fonte imagem:vecteezy
CONTACTOS
ONDE ESTAMOS
INSTAGRAM
Copyright @ Psiquiatria Positiva 2020 - Todos os direitos reservados