O impacto dos pequenos hábitos no bem-estar mental

No início de um novo ano é muito comum estabelecermos objetivos a cumprir. Há uma tendência para definirmos estratégias que nos façam sentir melhor e mais felizes.

Contudo, melhorar a sensação de bem-estar não precisa de ser uma tarefa complexa, e pequenas mudanças podem ter um impacto positivo e importante na nossa saúde mental. Deixamos, por isso, algumas dicas que podem ajudar a promover o equilíbrio emocional, a melhorar o humor e a qualidade de vida:

  • 1. Rotinas saudáveis: estabelecer uma rotina consistente e com horários regulares. Começar por estabelecer uma rotina matinal, tentando começar o dia de forma mais calma e organizada (ex.: meditação, alongamentos ou exercício físico leve).
  • 2. Tempo para nós: promover o autocuidado e a autocompaixão, e dedicar tempo a atividades de prazer, relaxamento e descanso.
  • 3. Fortalecimento das relações interpessoais: estar, conversar e partilhar experiências e desafios com pessoas próximas, sejam familiares ou amigos..
  • 4. Gratidão: praticar exercícios de gratidão ou expressar agradecimento a alguém, refletindo sobre o que valorizamos na vida e que pode passar despercebido no nosso dia a dia.
  • 5. Limites no uso de tecnologia: criar zonas livres de tecnologia em casa ou estabelecer horários sem dispositivos eletrónicos, permitindo criar momentos de pausa para a mente.
  • 6. Mindfulness: adotar técnicas de atenção plena e respiração consciente, dedicando alguns minutos de foco no aqui e no agora, numa perspetiva de observador e de não julgamento.
  • 7. Hábitos saudáveis: praticar exercício físico com regularidade, ter cuidados alimentares, e melhorar a qualidade do sono, com horários de sono regulares e consistentes.
  • Cuidar da saúde mental pode passar por pequenos hábitos, que praticados com consistência e regularidade podem fazer grande diferença na satisfação pessoal. Deve ser um investimento diário, mas integrado num processo gradual e individual, onde cada pessoa deve encontrar o seu ritmo e as práticas que melhor se adaptam ao seu estilo de vida.


    Em caso de necessidade, a equipa da Psiquiatria Positiva pode ajudar!

    Fonte imagem: vecteezy.com