YOUR CART
- No products in the cart.
Os problemas do sono são variados e incluem, por exemplo, as insónias (dificuldade em adormecer ou manter o sono), as hipersónias (sonolência excessiva), os distúrbios do ritmo circadiano ou do ciclo sono-vigília, os pesadelos, sonambulismo, terrores noturnos, entre muitos outros.
A insónia é, de todos, o problema mais comum na população. Trata-se de um problema de sono que persiste durante pelo menos um mês e que pode manifestar-se por:
A insónia é um problema comum na população, afetando cerca de 15-30% das pessoas, com maior incidência nas mulheres. A maioria das pessoas já experienciou problemas de sono em algum momento da vida, principalmente quando sob stress.
A insónia está muitas vezes associada a outros problemas psicológicos como a depressão, a ansiedade generalizada, e o stress pós-traumático.
Este problema nunca deve ser subestimado pois tem impacto negativo na qualidade de vida e no bem-estar físico e psicológico. Procure ajuda especializada se verificar que este problema persiste no tempo, a fim de evitar graves consequências para a sua saúde.
A insónia pode ter um grande impacto no funcionamento diário, podendo originar:
Há uma grande variedade de fatores que podem contribuir para os seus problemas se sono. Alguns dos fatores são:
O tratamento da insónia pode envolver o uso de psicofármacos, prescritos pelo seu médico psiquiatra, e a psicoterapia realizada em consultório com o seu psicólogo.
Porém, pode começar pela implementação de hábitos de sono corretos – higiene do sono. Higiene do sono é o termo utilizado para descrever os hábitos de sono corretos. São várias as estratégias que se mostram eficazes. De seguida serão enumeradas algumas dessas estratégias:
Autoavaliação!
Informações
Ideias e dicas!
Artigos e mais