“Mais vale prevenir do que remediar” – benefícios do check-up físico e psicológico

Atualmente, e cada vez mais, a prevenção da doença e a promoção da qualidade de vida têm adquirido um destaque na sociedade. Um estilo de vida saudável vai para além de uma alimentação equilibrada, de um sono reparador e da prática de atividade física. Paralelamente a estes, não devemos descuidar a realização periódica de consultas e exames médicos – clínicos e laboratoriais, anualmente, ou pelo menos a cada 2 anos.

Nesta panóplia de exames físicos, não deve ser desvalorizado o estado emocional e psicológico. Desta forma, é igualmente importante agendar uma avaliação da saúde mental, nomeadamente através de consultas de psiquiatria e/ou psicologia clínica.

O check-up médico atua de forma preventiva e/ou na deteção de alguma doença, através de uma bateria de exames (clínicos, laboratoriais e de imagiologia), que variam de acordo com o paciente e o seu histórico de saúde. A sua importância assenta no diagnóstico precoce, fundamental para o sucesso de qualquer tratamento.

Em primeiro lugar, ter a consciência da relevância de cuidarmos de nós mesmos é fulcral para a redução do stresse e ansiedade, uma vez que a deteção precoce possibilita um tratamento rápido, evita complicações, e garante uma vida mais longa e saudável.

Descrevemos, de seguida, o check-up físico e o check-up psicológico, que apesar de serem diferentes se complementam para garantir uma melhor qualidade de vida.

Check-up Físico

Trata-se de uma avaliação individual e personalizada, que deve ser realizada, em média, uma vez por ano e é composto por um conjunto de análises e exames clínicos, sendo a sua escolha ajustada a cada paciente:

Check-up Psicológico

De uma forma geral, a saúde mental surge, quase sempre, tardiamente, sendo ainda para muitos um tabu, associado ao estigma da doença mental. No entanto, os problemas de saúde mental, nomeadamente a depressão e a ansiedade apresentam taxas de incidência muito significativas na nossa sociedade. Desta forma, urge a mudança de mentalidade para a possível prevenção da sintomatologia psicopatológica.

Pelo menos uma vez por ano, consultar um psiquiatra e/ ou um psicólogo acarreta importantes benefícios, pois após a avaliação, o profissional de saúde mental aconselha e ajuda a desenvolver estratégias de coping e de inteligência emocional para lidar com as adversidades do dia-a-dia.

Em primeiro lugar, é fulcral quebrar o estigma que a sociedade instituiu relativamente ao papel do psiquiatra/ psicólogo. Não recorre a estes profissionais somente quem sofre de um problema do foro psicológico, como por exemplo a depressão. Pelo contrário, mentes saudáveis também precisam de ser cuidadas e estes profissionais também ajudam a cuidar, manter e otimizar o nosso estado de saúde mental, sendo a psicoterapia uma ferramenta essencial para mantermos o funcionamento e o nosso bem-estar.

Algumas dicas importantes para a promoção de um estilo de vida saudável:

Em suma, podemos assumir que a medicina preventiva é o principal método para o cuidado com o corpo, conseguindo através de análises gerais, o diagnóstico precoce de doenças que possam vir a surgir. No entanto, não devemos cuidar apenas da saúde física, cuidar da saúde mental também é fundamental para uma vida longa e de qualidade.

Para uma vida mais saudável, faça o seu check-up físico e psicológico com regularidade! Prevenir é sempre a melhor escolha!

Aproveite o início do Outono para realizar o seu check-up psicológico com a Psiquiatria Positiva!