INFORMAÇÕES


PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES


"Porquê marcar uma consulta de psiquiatria?"


Marcar consulta de psiquiatria é importante na medida em que permite a realização de um diagnóstico médico e a prescrição de medicação psiquiátrica para o tratamento. Para além disso, através da psiquiatria poderá compreender melhor todos os aspetos inerentes à sua doença mental, e conjuntamente com o psiquiatra, delinear estratégias para recuperar e alcançar o bem-estar físico e mental.


"Porquê marcar uma consulta de psicologia?"


A psicologia clínica, através da avaliação psicológica detalhada e da psicoterapia, permite que a pessoa compreenda a sua perturbação mental, bem como, desenvolva estratégias para lidar com a mesma. O bem-estar psicológico e o alcance de uma vida mais prazerosa e saudável é um dos benefícios da psicologia clínica.


"O que é a psiquiatria positiva?"


A Psiquiatria Positiva pode ser definida como a ciência e a prática clínica que procura compreender e promover o bem-estar das pessoas, tratando a doença mental e cultivando o que há de melhor em cada um, potenciando assim experiências de vida positivas.


"Como poderei marcar uma consulta?"


Poderá marcar a sua consulta através da área "Marcar Consulta". Terá apenas de preencher os dados que lhe são pedidos.


"Quanto tempo terei de esperar pela primeira consulta?"


O tempo de espera para uma primeira consulta é breve. Ser-lhe-á enviada uma resposta após pedir a marcação de consulta através da área "Marcar de consulta".


"Quanto tempo durará o tratamento?"


A duração do tratamento é variável. Depende de fatores como a problemática em questão, a frequência das consultas, os efeitos da medicação e a sua evolução. Cada pessoa tem um ritmo único que deve ser respeitado de forma a potenciar o tratamento e conseguir os ganhos terapêuticos desejáveis.


"Precisarei de tomar medicação?"


A medicação é uma ferramenta importante no tratamento da doença mental. Muitas pessoas ficam reticentes em tomar medicação psiquiátrica devido a mitos que devem ser esclarecidos. A medicação psiquiátrica, tomada conforme prescrição médica, não causa dependência nem altera a personalidade da pessoa. Para além disso, não terá obrigatoriamente que tomar medicação psiquiátrica para o resto da sua vida. A medicação ajudá-lo-á a minimizar o sofrimento por que está a passar e, desta forma, permitirá uma recuperação mais rápida e eficiente.

O QUE FAZEMOS

Psicotestes

Os testes que se seguem pretendem avaliar de forma rápida e eficaz alguns problemas que possam estar a interferir com o seu bem-estar psicológico.

Problemas

Quais?




Recursos

Ideias e dicas!




Material de Apoio

Os materiais que se seguem pretendem ser um suporte no que respeita à promoção do seu bem-estar psíquico, esclarecer possíveis dúvidas que possa ter, bem como um complemento ao seu tratamento.

Rede Sociais