Está a chegar a Primavera: atenção às recaídas!

A primavera está a chegar e é sabido que as mudanças sazonais influenciam física e emocionalmente as pessoas.

Se é verdade que se trata de uma estação do ano mais harmoniosa, pelos períodos maiores de luz solar, temperaturas amenas, maior tempo ao ar livre, também pode ser uma altura propícia a recaídas ao nível da saúde mental, podendo ocorrer períodos mais depressivos/maníacos. Essas recaídas podem caracterizar-se por falta de energia ou energia excessiva, tristeza ou euforia, perturbações do sono e desmotivação. Para pessoas com episódios prévios depressivos e/ou de ansiedade, as taxas de recaída rondam os 50%. Contudo, a boa notícia é que é possível prevenir e evitar estas recaídas sazonais.

Deixamos algumas dicas para deixar entrar a Primavera na sua vida de forma tranquila e positiva:

  1. Atenção ao padrão de funcionamento e sinais de alerta – esteja atento aos seus padrões de crise e vá monitorizando os sinais que o seu corpo e mente vão dando. Recorra, por exemplo, a registos diários do sono, apetite, humor, libido, entre outros, para ir consultando e avaliando.
  2. Higiene do Sono– adote um conjunto de comportamentos, rotinas e condições ambientais que possibilitem uma melhor qualidade e duração do sono, como por exemplo: fazer um jantar leve e saudável, beber uma bebida quente (sem cafeína), desconectar-se um pouco antes de dormir (principalmente dos aparelhos eletrónicos), e dormir entre 7 a 8 horas por noite.
  3. Alimentação Saudável – inclua uma dieta equilibrada e rica em produtos da época. O ideal será apostar em alimentos mais energéticos, como a banana ou os frutos secos, por exemplo.
  4. Exercício Físico – a atividade física é um ótimo promotor de bem-estar. Se for difícil manter uma atividade física mais complexa, como ir ao ginásio, tente começar por caminhar pelo menos 5 minutos por dia ou fazer outra atividade agradável pela manhã, e mais 5 minutos pela tarde. A partir daí, vá aumentando gradualmente nos próximos dias/semanas.
  5. Socialização – o isolamento é um dos sinais mais comuns das recaídas, pelo que é importante contrariar essa tendência e procurar estar/falar mais vezes com as pessoas próximas e importantes para si. Estabelecer relações interpessoais positivas é uma das melhores ferramentas para melhorar o seu humor e fazê-lo/a sentir-se melhor.
  6. Exercícios de respiração e meditação – experimente praticar exercícios de respiração ou relaxamento antes de dormir ou em momentos mais stressantes do seu dia. Por exemplo:
    • 1. Inspire pelo nariz como se estivesse a cheirar uma flor;
    • 2. Expire pela boca como se estivesse a soprar uma vela;
    • 3. Repita esta ação conforme a sua necessidade, até se sentir mais calmo.
  7. Não deixe a medicação sem aconselhamento médico – há uma tendência para deixar a medicação quando se sente melhor. Contudo, aconselhe-se com o seu médico antes, e faça um “desmame” controlado, afim de evitar recaídas.
  8. Procure um psicólogo procurar ajuda será sempre a melhor ferramenta de prevenção. Falar sobre as suas preocupações, angústias e dificuldades numa fase inicial (mesmo quando não tem a certeza exatamente do que está a acontecer) é preferível, ao invés de esperar até uma situação de crise ou rutura total.

A Primavera inspira cuidados com a Saúde Mental, e por isso: Não deixe para amanhã o que pode prevenir hoje!

A equipa da Psiquiatria Positiva pode ajudar!