BIBLIOTERAPIA

"São os livros uns mestres mudos que ensinam sem fastio, falam a verdade sem respeito, repreendem sem pejo, amigos verdadeiros, conselheiros singelos"

Padre António Vieira

O que é?

O termo biblioterapia resulta da junção dos termos “biblio”, raiz etimológica de palavras usadas para designar qualquer tipo de material bibliográfico ou de leitura, e “terapia” que significa cura ou tratamento.

Assim, de um modo geral, pode-se definir a biblioterapia como uma prática que utiliza livros ou temas específicos de leitura para auxiliar as pessoas a lidarem com os seus problemas físicos ou emocionais.

Para que serve?

No âmbito da doença mental, a biblioterapia pode ajudar as pessoas a superar as suas vulnerabilidades emocionais, fazendo com que o seu tempo de leitura se torne num momento de auto-reflexão e auto-conhecimento. A biblioterapia, conjuntamente com a psicoterapia, pode trazer grandes benefícios, tais como a promoção de novas estratégias terapêuticas, a exploração de dinâmicas relacionais, o confronto com assuntos do passado que não estejam resolvidos, assim como induzir estados de relaxamento.
A biblioterapia pode ajudar a tratar inúmeras situações, desde as mais simples, como falta de motivação ou ajuda na tomada de decisões, até situações mais complexas e graves, como depressão ou ansiedade.

De seguida, encontram-se algumas sugestões de livros, organizados por temáticas, que poderão ser uma mais-valia no processo de recuperação:

"Como Tornar-se Doente Mental" - José Luis Pio Abreu

Este livro pretende ser um contributo para a saúde mental das pessoas. O autor analisa várias doenças mentais e dá informação divertida e acessível, mas de grande seriedade científica, sobre elas e sobre como as evitar. Tudo coisas fáceis, porque difícil é o tratamento e, mais difícil ainda, é manter-se saudável no meio desta complicada civilização.

"O Erro de Descartes - Emoção, razão e cérebro humano" - António Damásio

Neste livro, o autor escreve sobre as emoções e o seu papel no comportamento racional humano. Com base nas suas experiências com doentes neurológicos afetados por lesões cerebrais, António Damásio oferece uma nova perspetiva do que as emoções e os sentimentos realmente são.

"A Estranha Ordem das Coisas - A vida, os sentimentos e as culturas humanas" - António Damásio

Neste livro, António Damásio afirma que os sentimentos – de dor, sofrimento ou prazer antecipado – foram as forças motrizes primordiais do empreendimento cultural e os mecanismos que impulsionaram o intelecto humano na direção da cultura.

"A Imperfeição é uma Virtude" - Brené Brown

Neste livro a autora propõe uma nova forma do ser humano se relacionar consigo mesmo – não se agarrar demasiado aos pensamentos autodestrutivos e praticar a coragem, a compaixão e a conectividade no dia-a-dia.

"A Coragem de Ser Imperfeito" - Brené Brown

Neste livro a autora apresenta as conclusões da sua investigação sobre a imperfeição humana. Aborda os temas da vulnerabilidade, medo, vergonha e imperfeição, expõe as suas principais ideias e estratégias de sucesso, e faz grandes revelações, desafiando o ser humano a mudar a maneira como vive e se relaciona.

"Como Sentimos - O que a Neurociência nos pode – ou não – dizer sobre as nossas emoções" - Giovanni Frazzetto

Neste livro, Giovanni Frazzetto oferece uma nova perspetiva para o ser humano compreender o seu funcionamento e as suas emoções através do conhecimento científico e da sua experiência pessoal.

"Mude de Cérebro, Mude de Vida" - Daniel G. Amen

Neste livro, o conceituado neurocientista Daniel Amen, apresenta ferramentas para o ser humano mudar verdadeiramente a sua vida, com o objetivo de «otimizar» o seu cérebro e atingir o seu potencial mais elevado. Através de descobertas na área da imagiologia, o autor revela quais os sistemas cerebrais que estão associados a problemas comportamentais e emocionais específicos, e aconselha exercícios cognitivos e alterações nutritivas (entre outras atividades) que permitirão recondicionar a função cerebral.

"O Funcionamento da Mente" - Augusto Cury

Neste livro o autor explora o funcionamento da mente propondo novos paradigmas.

"A Vida do Cérebro: Da Gestação à Idade Avançada" - Alexandre Castro Caldas

Este livro percorre a vida do cérebro desde que começa a formar-se até que deixa de ter ação. Começa pela formação do cérebro no embrião, segue pelos primeiros meses de vida do bebé; entra depois na adolescência, a idade da revolução; passa pela idade adulta, altura em que se tem filhos e em que se trabalha, e finaliza na idade mais avançada.

"A Vida Num Degrau: Histórias Reais de Quem Venceu a Depressão" - Diogo Telles Correia

Neste livro o autor apresenta a depressão, nas suas várias formas clínicas. Baseado em casos reais, o livro mostra a forma como cada um lidou com a doença, os tortuosos caminhos que percorreram e os diversos tipos de acompanhamento que receberam.

"O Demónio da Depressão – Um Atlas da doença" - Andrew Solomon

Este livro retrata a depressão através da experiência do próprio autor com a doença e uma profunda pesquisa sobre o tema. Inclui mitos, tratamentos e depoimentos de diversas pessoas que têm depressão.

"Vencer a depressão com a Psicologia Positiva" - Miriam Akhtar

Este livro explica como lidar com a depressão através da abordagem da Psicologia Positiva. Inclui exercícios práticos para o bem-estar e a felicidade.

"Guia Prático para Vencer a Ansiedade" - Diogo Telles Correia e José de Almeida Brites

Este livro, escrito com clareza e sensibilidade por um psiquiatra e por um psicólogo, propõe estratégias para gerir a ansiedade no dia-a-dia e superar os desafios inerentes, levando a que o ser humano se sinta mais capaz de encarar os imprevistos e os obstáculos do quotidiano.

"A Ansiedade nos Nossos Dias" - Diogo Telles Correia

Neste livro o autor desmistifica e explica as várias manifestações da ansiedade, discute os tratamentos e abordagens terapêuticas mais eficazes e sugere estratégias para lidar com esta emoção.

"Ansiosa-mente" - Pilar Varela

Este livro ajuda o leitor a lidar com os vários sintomas da ansiedade desde: insónia, medo, insegurança, roer as unhas, tiques e ideias persistentes.

"Stop Ansiedade - O guia escrito por quem a viveu" - Anna Williamson e Reetta Newell

Este livro apresenta várias sugestões para lidar com a ansiedade e a solução para viver melhor e recuperar a confiança depois de um ataque de pânico. Com base na sua experiência pessoal com a ansiedade, a terapeuta Anna Williamson e a psicóloga clínica Reetta Newell oferecem uma orientação especializada e fácil de aplicar.

"Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século" - Augusto Cury

Este livro fala do mal do século: a ansiedade decorrente da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Pensar é bom, pensar com lucidez é ótimo, porém pensar demais é uma bomba contra a saúde psíquica, o prazer de viver e a criatividade.

"O Pequeno Livro das Grandes Fobias" - Joana Marques Alves

Este livro relata casos de pessoas que vivem com fobias e a forma como podem lidar com elas para alcançar uma vida mais gratificante.

"Como vencer a ansiedade, a depressão, a raiva e o pânico" - Seth Gillihan

Este livro é um guia prático que disponibiliza um conjunto fiável de ferramentas que ajudam o ser humano a ultrapassar problemas como a depressão, a ansiedade, o pânico, a raiva, ou a preocupação que afetam a qualidade de vida.

"Eu Existo - Para além das obsessões, para além das vozes, para além da depressão, para além da ansiedade" - Diogo Telles Correia

Neste livro são apresentados quatro casos baseados numa multiplicidade de histórias verídicas, contados através de diálogos repletos de emoções. Para mostrar que um paciente é muito mais do que um diagnóstico, Diogo Telles Correia propõe que é essencial conhecer o ser humano que existe antes do diagnóstico.

"Reload - Menos stress. Melhor performance." - José Soares

Este livro é um guia com estratégias para minimizar o stress e o cansaço provocado por um ambiente profissional desgastante.

"O Homem que Não Conseguia Parar" - David Adam

Este livro aborda a perturbação obsessivo-compulsiva (POC), desconstruindo preconceitos e procurando a compreensão da doença. O autor sofreu de POC durante vinte anos. Este livro é a sua tentativa desassombrada para compreender a doença e as suas manifestações.

"Esquizofrenia" - Pedro Afonso

Este livro explica o que é a esquizofrenia; como a gerir e o que fazer perante o diagnóstico. Aborda ainda quais os tratamentos, quais as causas que levaram ao aparecimento da doença e como a família pode ajudar.

"Porque dormimos? O que nos diz a ciência sobre o sono e os sonhos" - Matthew Walker

Este livro explica questões tão essenciais como: o motivo pelo qual é necessário dormir e o porquê de as consequências da privação do sono serem tão devastadoras. O autor é um dos maiores especialistas em sono.

"A Arte de Dormir - Os Segredos por Trás de Uma Boa Noite de Sono" - Bob Hobson

Neste livro, o autor dedicou-se a investigar as diferentes abordagens na obtenção do melhor sono possível, depois de anos a lutar contra a insónia. Neste guia prático, mostra que a arte de dormir assenta em três pilares fundamentais.

"Diário de Colorir para Quem Não Consegue Dormir" - Sarah Jane Arnold

Este livro para além das ilustrações maravilhosas para colorir, fornece um conjunto de exercícios simples concebidos para acalmar a mente, promover o bem-estar e ajudar a relaxar e a dormir; e dicas e conselhos especializados para criar uma rotina saudável de sono.

"O Amor é - Para Memória Futura" - Júlio Machado Vaz e Inês Meneses

Neste livro o médico psiquiatra Júlio Machado aborda vários temas sobre as relações e a sexualidade.

"Labirinto de Mágoas - As Crises do Casamento e como Enfrentá-las" - Daniel Sampaio

Neste livro, Daniel Sampaio reflete sobre todos os aspetos das crises de casamento: como se manifestam e quais são os primeiros sintomas da desagregação do casal; como detetar esses sintomas e como adotar perante eles uma atitude crítica; como lidar com os filhos dentro de um casamento que se desagrega; que papel pode ter a família de cada um dos cônjuges; qual o papel e virtudes da terapia conjugal; como conduzir um divórcio (se for esse o caso) com o menor número de danos.

"Ciúme - O medo do abandono provoca a perda" - Augusto Cury

Neste livro, o psiquiatra e escritor Augusto Cury traz à tona as várias facetas do ciúme. Se durante muito tempo, o ciúme era visto como um sinal de amor, mesmo quando era doentio e causava apenas sofrimento, hoje sabemos reconhecer que o ciúme não é sinal de uma relação emocionante, mas de uma relação doente. À pessoa que sente ciúme falta uma coisa essencial, algo que a completa e lhe permite ser feliz sem outra pessoa: a autoestima.

"As regras de ouro dos casais saudáveis" - Augusto Cury

Neste livro, o autor retrata os fatores que levam a uma relação feliz, satisfatória e duradoura e, em contrapartida, os motivos que levam a que uma relação produza apenas infelicidade aos parceiros.

"Divórcio - O Guia Essencial" - Ricardo Marques Candeias

Este livro está organizado em 13 capítulos, correspondentes à sequência porque normalmente passa um processo de divórcio (desde as primeiras conversas do casal sobre o tema até ao divórcio propriamente dito e, mais tarde, ao iniciar de uma nova fase da vida).
Este é um livro prático, que aborda pontos comuns a todos os divórcios, apresentando soluções e possíveis respostas a questões que vão surgindo ao longo do processo.

"Continuar a Ser da Família Depois do Divórcio" - Cláudia Morais

Neste livro, Cláudia Morais, psicóloga e terapeuta familiar, oferece estratégias para lidar com a intensidade das emoções que surgem num processo de separação.

"A equação da felicidade" - Mo Gawdat

A mensagem deste livro é simples: os seres humanos foram desenhados para serem felizes. E se a vida nos pregar partidas, basta reinicializar o programa e voltar ao “modo de felicidade”. Neste livro o leitor encontrará a ciência que inspirou o autor a escrever a fórmula 6-7-5.

"Nada é Assim Tão Grave A Filosofia dos Mais Fortes e Mais Felizes" - Rafael Santadreu

Este livro apresenta formas para combater a ansiedade, encontrar motivação no trabalho (ou coragem para procurar um trabalho que o motive),superar complexos, lidar com pessoas difíceis, não cultivar ressentimentos, e muitos outros temas indispensáveis.

"Treinar as Emoções para ser Feliz" - Augusto Cury

Ser feliz requer treino, e é esse o segredo revelado neste livro. O autor desvenda os passos que o ser humano deve dar para alcançar a paz, superar a ansiedade, e descobrir a coragem que existe na dor, a força que se esconde na fragilidade e as lições que os fracassos ensinam.

"Picos e Vales" - Spencer Johnson

Ao ler este livro, descobre-se que os altos e baixos da vida estão estreitamente ligados, e que todas as ações que o ser humano adota quando está no vale irão influenciar o modo como chegará ao cume.

"Aprenda a ser feliz" - Tal Ben-Shahar

A felicidade é uma competência que pode ser aprendida. Este livro mostra como é possível combinar a felicidade a curto-prazo (o prazer) com a felicidade a longo prazo (o significado que conferimos à nossa vida).

"Se Eu não Cuidar de Mim, Quem Cuidará?" - Jayne Hardy

Este livro propõe um programa completo para o ser humano desacelerar, desligar das redes sociais e do e-mail do trabalho, criar tempo para si e simplesmente… viver bem. Cheio de estratégias e dicas muito práticas e fáceis de implementar, vai ajudar a descomplicar a vida promover o auto-cuidado.

"Como Viver com a Autoestima" - Christine Wilding

Este livro apresenta um sistema simples, acessível e prático de apenas cinco passos para reforçar a autoestima e ultrapassar a incerteza, a insegurança e a negatividade.

"12 Regras para a Vida - Um antídoto para o caos" - Jordan B. Peterson

Para o autor Jordan Peterson o ser humano vive num mundo caraterizado: ou pela ausência de valores ou pela entrega a crenças totalitárias, sendo que nenhum destes modos é benéfico. A alternativa é assumir as nossas responsabilidades individualmente. Neste livro o autor oferece novos modelos de pensamento.

"Diário de Desenvolvimento Pessoal 2020" - Sofia Loureiro

Este livro é uma ferramenta de transformação para trazer o bem-estar a cada dia do ano. Inclui:

  • Superalimentos;
  • Hábitos Saudáveis;
  • Dicas Para Gestão de Tempo.

"Aprenda a Dizer Não Sem se Sentir Culpado" - Jacqui Marson

Neste livro, a psicóloga Jacqui Marson, aborda uma realidade que afeta muitas pessoas – sentirem-se prisioneiras, sufocadas e oprimidas por estarem sempre a dizer SIM aos outros. Este livro vai ajudar essas pessoas a libertarem-se e a colocarem as suas necessidades em primeiro lugar. É um livro prático e motivacional, que o encoraja o ser humano a dizer NÃO sem se sentir culpado.

"Perdão – a revolução que falta" - Heloísa Capelas

Este livro pretende ajudar o ser humano a identificar a bagagem emocional que carrega em excesso; a perceber os comportamentos e emoções difíceis, e apreender a libertar-se desse peso e viver de forma mais leve.

"Descansar" - Alex Soojung-Kim Pang

Neste livro o autor apresenta uma forma para o ser humano conseguir ser mais produtivo e sentir-se mais realizado em todos os domínios da vida. Trabalhar melhor não significa passar mais horas a trabalhar. O «repouso intencional» é a chave para se conseguir fazer mais e melhor.

“Quem mexeu no meu queijo?” e “Como sair do labirinto” - Spencer Johnson

O livro “Quem mexeu no meu Queijo?” é uma história que, metaforicamente, ajudará o ser humano a pensar “fora da caixa” e a descobrir como lidar com qualquer desafio ou mudança com que se depare, sem ficar preso a velhos hábitos.

“Como sair do labirinto” é a continuação da história e pretende dar a conhecer a saída para qualquer labirinto em que a pessoa se encontre.

"Plano C para a felicidade” – Cristina Felizardo

“O seu filho tem lesões cerebrais!” Num segundo, Cristina Felizardo seguia o plano de vida, tal como era suposto, passo a passo, sem falhas. Noutro, tudo ruía à sua volta. Ficou na escuridão, até ver a luz ténue de uma lanterna e perceber que estava na altura de ser feliz – mas desta vez a sério, sem planos nem projetos. Hoje, é com orgulho que diz ter encontrado a felicidade do plano C.

“Uma Caixa de Primeiros Socorros das Emoções” – Maria Palha

Saber gerir as emoções é uma tarefa fundamental para o nosso bem-estar. No entanto, a sociedade ocidental privilegia a racionalidade e negligencia a educação emocional, e por isso muitos de nós não sabemos sequer identificar e compreender as emoções, e faltam-nos ferramentas adequadas para lidar com elas. Ao longo deste livro, a psicóloga Maria Palha ajuda o leitor a construir o seu próprio Kit SOS das emoções.

"Mindfulness no Dia-a-Dia" - Padraig O'Morain

Este livro é um guia para a prática mindfulness enquanto se desempenha as tarefas comuns da vida diária, sem ter de lhe reservar um momento e um espaço especiais, através de dicas e exercícios breves apresentados.

"Mindfulness - Atenção plena" - Mark Williams e Danny Penman

Este livro apresenta um programa de oito semanas destinado a ajudar as pessoas a lidar com o ciclo de ansiedade, stress, infelicidade e cansaço. Consiste em exercícios diários, de dez a vinte minutos, destinados a aumentar a atenção plena (mindfulness). O livro inclui um CD de meditação guiada.

"Mindfulness Para a Saúde" - Vidyamala Burch e Danny Penman

Neste livro, a autora Vidyamala apresenta um programa de mindfulness específico para o tratamento de condições crónicas, como as dores de costas ou os problemas originados pelo stress. O seu método tem-se revelado igualmente eficaz no tratamento e prevenção de doenças autoimunes, cardíacas, diabetes, problemas de coluna, enxaquecas, fibromialgia ou a minimizar os efeitos secundários de doenças como o cancro.

"Heartfulness - Enfrente a vida de coração aberto" - Mikaela Övén

Neste livro a psicóloga Mikaela Oven apresenta uma forma de eliminar os obstáculos da vida que impedem o ser humano de ser feliz e de alcançar o que todos mais deseja – a felicidade, segurança e orientação. É um livro que vem acompanhado por uma app gratuita com meditações, bem como, mandalas para colorir.

"100 Exercícios Para A Mente" - Cláudia Zolini e Patrícia Paquete

Este manual foi concebido para pessoas adultas com ou sem défices cognitivos que desejam exercitar as suas funções cognitivas. A estimulação conseguida através destes exercícios ajuda a manter a mente ativa.

"150 Exercícios para Um Cérebro Activo" - Vasco Catarino Soares

Este é o livro ajuda a potenciar o cérebro. Com 150 exercícios práticos e com diferentes graus de dificuldade, permite trabalhar todas as funções cerebrais.

"SOS Memória" - Daniel G. Amen

Neste livro o ser humano pode aprender o que deve fazer para prevenir a perda de memória ou para recuperar as funções de memória que pode já ter perdido. O livro inclui exercícios físicos e mentais, mudanças alimentares e práticas – para otimizar a memória e prevenir o declínio cognitivo.

"Senta-te Quietinho como uma Rã" - Eline Snel

Este livro aborda técnicas simples de mindfulness para aumentar a concentração, lidar com a ansiedade e melhorar o autocontrolo das crianças. É um guia para pais e professores.

"Quando me sinto…" - Trace Moroney

Composto por seis livros que ajudarão as crianças a compreenderem e a identificarem as suas emoções e a expressarem os seus sentimentos de uma forma apropriada. No final de cada livro, são apresentadas questões que promovem a introspeção e o diálogo sobre a emoção abordada e dicas úteis para pais e educadores.

“Diário das emoções" - Anna Llenas

Este livro ensina, passo a passo, como identificar, reconhecer e expressar emoções, com atividades que ajudarão a ligar as crianças aos seus sentimentos através da imaginação. É um livro criativo com atividades para realizar.

“Pais Conscientes, Filhos Felizes" - Jon Kabat-Zinn e Myla Kabat-Zinn

Neste livro, Myla e Jon Kabat-Zinn explicam o motivo pelo qual o ser humano deve libertar-se dos medos e dos desejos pessoais para estar completamente disponível para os filhos, em todas as fases da vida.

“Educar com Mindfulness" - Mikaela Övén

Neste livro, a psicóloga Mikaela Övén, alia o mindfulness à parentalidade e sugere estratégias para lidar com os desafios de educar uma criança de forma consciente e sem culpa. Inclui meditações.

“Educar com Mindfulness na adolescência" - Mikaela Övén

Neste livro a psicóloga Mikaela Övén ajuda os pais a lidar com as exigências dos filhos adolescentes. Segundo a autora, a solução está em investir na relação: aplicar as ferramentas da parentalidade consciente e aproveitar esta fase da vida de forma tranquila, sem conflitos destrutivos e com muita conexão.

“Ajude o seu Filho a Lidar com o Divórcio" - Paula Hall

Este livro é um guia completo para pais em processo de divórcio ou separação. Este guia oferece conselhos claros e orientação precisa para minimizar tanto quanto possível o impacto do divórcio nos filhos. É uma ferramenta imprescindível para todos os pais que estão a passar por uma separação, mas querem, acima de tudo, cuidar e preservar os seus filhos.

“O Livro das Emoções” - Filipa Sáragga

Um livro para crianças, composto por várias histórias, cada uma dedicada a uma emoção: saudade, alegria, nojo, raiva, tristeza, vergonha, frustração e medo. É um guia para pais, professores e clínicos, elaborado por especialistas, que indica diversas pistas para melhor orientar crianças e jovens.

“Medo do Quê?” - Rodrigo Abril de Abreu

Todos temos medos – pequenos ou grandes. Este livro, destinado a crianças entre os 4 e os 6 anos ajuda as crianças a descobrir o que o medo tem para ensinar.

“Como Ajudar o Seu Filho a Controlar as Birras” - Stéphanie Couturier

Um guia prático que ajuda os pais a lidarem com as birras dos filhos – explicações para compreender melhor este problema, conselhos para não perder o autocontrolo, técnicas para aliviar as tensões, exercícios respiratórios para ajudar a criança a descontrair, textos de visualização para ajudá-la a relaxar.

"Os Mitos que Comemos" - Pedro Carvalho

Neste livro, o nutricionista Pedro Carvalho, pretende esclarecer as pessoas de mitos sobre alimentação e assim acabar com a confusão e operações de marketing que põem em causa a saúde de cada um.

"50 Super Alimentos Portugueses" - Pedro Carvalho e Vitor Hugo Teixeira

Este livro oferece informação sobre alimentos portugueses que as pessoas devem integrar na sua alimentação.

O QUE TEMOS PARA SI

01

Psicotestes

Autoavaliação!

02

Perturbações

Informações

03

Recursos

Ideias e dicas!

04

Publicações

Artigos e mais